Uma das piores pragas que pode assolar um lar é o cupim. Apesar de não representar riscos para a saúde humana, é capaz de destruir diversos objetos e se tornar uma fonte de prejuízos materiais maiores do que se pode imaginar. Tudo isso, porque o cupim encontra oportunidade de se alojar onde menos espera. Vamos entender um pouco mais sobre esse pequeno inseto? Acompanhe e tire vantagem disso!
Os Principais Tipos de Cupim.
No Brasil, os principais tipos de cupim que representam uma ameaça para as residências são:
Os De Madeira Seca – Aqueles mais famosos, que deixam uma espécie de granulado para denunciar sua presença. Atacam móveis e veem oportunidade de existir em estruturas com pouca umidade, suas colônias ficam isoladas e se resumem a centenas de integrantes e os granulados são na verdade as suas fezes.
Subterrâneo – São cupins mais agressivos, pois procuram lugares mais escuros e úmidos para atacar, se alojam no chão. As colônias são maiores em relação ao cupim de madeira seca e podem chegar a milhares de membros, também atingem vários alvos, já que essa espécie se desloca com frequência. Após o deslocamento, estes cupins deixam rastros de túneis por onde passaram.
Danos causados por Cupins
Ao contrário da crença popular os cupins não conseguem comer concreto e por isso não conseguem derrubar a maior parte das casas, conseguem no máximo danificar alguma trinca que já existia antes. Entretanto estima-se que os danos materiais causados por cupins possam chegar aos milhões de reais por ano.
Cupins estragam móveis como estantes, cômodas, guarda-roupas e também podem estragar livros e até mesmo derrubar telhados.
Os cupins de subterrâneo são os mais destrutivos e podem danificar diversos tipos de materiais como: plástico, metal, borracha, cimento, plantas vivas, tecidos, couro, isopor, papel, papelão, tijolos, cabos elétricos e cabos de telefone.
Oportunidade de Medida Preventiva Contra Cupins
É quase impossível evitar com que uma casa seja alastrada por cupins, porém algumas medidas podem ser de grande serventia quando o assunto é evitar os danos:
Existem madeiras que são mais resistentes ao ataque de cupins, como jacarandá, pau de ferro, orelha de moça, peroba do campo, peroba rosa, braúna e copaína. Utilizar mais vezes estas qualidades de madeira pode ser uma grande oportunidade de ajudar no combate a praga;
Evitar guardar madeira em locais inadequados, ou seja, lugares em que a umidade possa atingi-la, transformando-a em um alvo mais suscetível à infestação de cupins;
Checar periodicamente (em média, de 6 em 6 meses) rodapés, forros, armários, estantes, esquadria e demais objetos de madeira para descobrir prematuramente possíveis infestações;
Retirar e destruir madeiras afetadas pela praga;
Em caso de estantes de livros, dar preferência para estantes metálicas;
Existe o caso especial da revoada nupcial para os cupins, a época em que eles saem à procura de parceiros e são atraídos pela iluminação das casas, nesses casos, recomendam-se telas com malhas de 1,6 mm em portas, janelas e outras aberturas pelas quais os cupins possam entrar. Essa é uma grande vantagem que você terá contra a infestação de cupins!
Vantagem Para Resolver o Problema
Caso sua casa já esteja com cupins chegou a hora de chamar uma empresa de dedetização, a INSETSYSTEM, que está à frente do concorrente, possui os melhores profissionais para resolver o problema e evitar maiores transtornos. Faça um Orçamento e veja o menor preço, mesmo com um serviço de alto padrão. Não perca essa oportunidade de se proteger de cupins!
Todos os nossos serviços são realizados por profissionais técnicos capacitados e qualificados, equipamentos de ponta e produtos de qualidade, obedecendo às normas de segurança.